849825_1280A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ) divulgou em site que irá descontinuar seus emissores gratuitos de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) a partir de janeiro de 2017.

Os emissores gratuitos são oferecidos desde 2006, quando foi iniciado o processo de informatização dos documentos fiscais. De acordo com a publicação da Secretaria da Fazenda, a grande maioria dos contribuintes deixou de utilizar o emissor gratuito para utilizar soluções próprias, incorporadas ou personalizadas aos seus sistemas internos.

Os contribuintes que tentarem realizar o download dos emissores de NF-e e CT-e, receberão um aviso sobre a descontinuidade do uso dos aplicativos gratuitos. A partir de 1º de janeiro de 2017 não será possível fazer o download dos emissores.

A Secretaria da Fazenda recomenda que os contribuintes que já tenham o aplicativo instalado, façam a migração para soluções próprias antes que novas regras de validação sejam introduzidas e impeçam o correto funcionamento dos aplicativos oferecidos.

 

Soluções disponíveis no mercado

Atualmente existem no mercado diversas soluções, algumas com versão básica gratuita.

Ao escolher o tipo de solução que pretende implantar, deve-se levar em conta o suporte oferecido, atualizações conforme novas regras e as funcionalidades. Nem sempre uma versão básica gratuita disponibilizará o essencial para sua empresa.

A INFOTECJF Sistemas desenvolveu um sistema para emissão de notas fiscais que presta suporte completo nos processos de transmissão, recepção e gerenciamento de notas. O sistema permite o cadastro de clientes, fornecedores, transportadoras, produtos, serviços, tipos de pagamento, CFOP (com relação completa), grupo de produto, países, UFs, cidades e modelos de emails. Além disso, elimina a necessidade de preencher manualmente cada uma das entradas da nota fiscal, conferindo mais agilidade na emissão das notas fiscais. Oferecemos treinamento, suporte e atualização conforme as novas regras.

Em breve postaremos novidades sobre o desenvolvimento de novos sistemas, incluindo o sistema para Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), que também terá seu emissor gratuito descontinuado pela Secretaria da Fazenda a partir de janeiro de 2017.

Confira os sistemas desenvolvidos pela INFOTECJF Sistemas:  https://infotecjf.com/home/desenvolvimento-de-sistemas/.